Buscar

TRABALHO NAS ELEIÇÕES E FOLGAS COMPENSATÓRIAS

Abordaremos aspectos gerais sobre as eleições e as implicações trabalhistas e previdenciárias relacionadas ao tema


ELEIÇÕES - FERIADO NACIONAL


Será feriado nacional o dia em que se realizarem eleições de data fixada pela Constituição Federal; nos demais casos, serão as eleições marcadas para um domingo ou dia já considerado feriado por lei anterior.


A Resolução TSE nº 21.255/2002 aprovou a Instrução nº 61 - Classe 12º, que estabelece a impossibilidade de abertura do comércio de um modo geral, inclusive nos shoppings centers, ficando excepcionados da vedação os estabelecimentos que trabalham no ramo da alimentação e do entretenimento os quais, entretanto, deverão garantir a seus empregados o exercício do voto


Datas das eleições


Neste ano, os eleitores brasileiros voltarão às urnas para escolher prefeitos, vice-prefeitos e vereadores de todos os municípios do País.

Por meio da Emenda Constitucional nº 107/2020 foi adiada, em razão da pandemia da Covid-19, as eleições municipais de outubro de 2020 e os prazos eleitorais respectivos.

Assim, as eleições municipais previstas para outubro de 2020 realizar-se-ão no dia 15/11/2020, em primeiro turno, e no dia 29/11/2020, em segundo turno, onde houver.


EMPREGADO CONVOCADO PARA COMPOR AS MESAS RECEPTORAS, DE JUSTIFICATIVAS, JUNTAS ELEITORAIS - FOLGA COMPENSATÓRIA REMUNERADA


Os eleitores que forem nomeados para compor as mesas receptoras de votos, de justificativas, as Juntas Eleitorais e os requisitados para auxiliar os seus trabalhos serão dispensados do serviço, mediante declaração expedida pelo juiz eleitoral, sem prejuízo do salário, vencimento ou qualquer outra vantagem, pelo dobro dos dias de convocação.


Lei nº 9.504 de 30 de Setembro de 1997

  • Art. 98. Os eleitores nomeados para compor as Mesas Receptoras ou Juntas Eleitorais e os requisitados para auxiliar seus trabalhos serão dispensados do serviço, mediante declaração expedida pela Justiça Eleitoral, sem prejuízo do salário, vencimento ou qualquer outra vantagem, pelo dobro dos dias de convocação.


A expressão "Dias de Convocação" abrange quaisquer eventos que a Justiça Eleitoral repute necessários à realização do pleito, inclusive as hipóteses de treinamentos e preparação ou montagem de locais de votação (art. 1º, § 2º, da Resolução TSE nº 22.747/2008).


Dessa forma, tanto os empregados que atuarem nas seções eleitorais, compondo as mesas receptoras (presidente, mesário, secretário, etc.), como os que forem convocados para apuração dos votos, notadamente nas localidades onde forem utilizadas as cédulas impressas em lugar da votação eletrônica, farão jus àquela ausência remunerada ao trabalho.


Essas ausências, portanto, não serão consideradas faltas ao trabalho, não trazendo, por consequência, quaisquer prejuízos ao empregado na contagem de suas férias, no repouso semanal remunerado ou no cálculo do 13º salário, entre outros direitos.


Direito à folga compensatória de empregado convocado para trabalhar nas eleições durante o gozo das férias


Caso o empregado esteja em gozo de férias e seja convocado para trabalhar nas eleições, inexiste qualquer previsão legal para essa situação.