Buscar

Publicada Medida Provisória 932 do Sistema "S" que reduz a contribuição de INSS das empresas

Governo publicou no dia 31 de março de 2020 a MP 932 que trata da redução da contribuição previdenciária do sistema S



Na Prática

Calma, a MP 932 de 2020, entra em vigor somente a partir de 01 de abril de 2020, assim nada muda em relação a Folha de Pagamento de Março. Devemos aguardar atualização do sistema SEFIP/GFIP e orientações das empresas de sistema de Folha para justar as alíquotas.

Validade das alterações, excepcionalmente, até 30 de junho de 2020


Link direto para MEDIDA PROVISÓRIA Nº 932, DE 31 DE MARÇO DE 2020


Sistema S

O que define o conjunto de organizações das entidades corporativas voltadas para o treinamento profissional, assistência social, consultoria, pesquisa e assistência técnica, que além de terem seu nome iniciado com a letra S, têm raízes comuns e características organizacionais similares. Fazem parte do sistema S: Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai); Serviço Social do Comércio (Sesc); Serviço Social da Indústria (Sesi); e Serviço Nacional de Aprendizagem do Comércio (Senac).


Existem ainda os seguintes: Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar); Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop); e Serviço Social de Transporte (Sest).

Fonte: Agência Senado

Tabela de alíquotas usadas antes da MP932:

Tabela de alíquotas por código FPAS (Instrução Normativa RFB nº 971, de 13 de novembro de 2009)

MP 932 e as redução das alíquotas

Presidência da República Secretaria-Geral Subchefia para Assuntos Jurídicos

MEDIDA PROVISÓRIA Nº 932, DE 31 DE MARÇO DE 2020


Altera as alíquotas de contribuição aos serviços sociais autônomos que especifica e dá outras providências.

O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, no uso da atribuição que lhe confere o art. 62 da Constituição, adota a seguinte Medida Provisória, com força de lei: 


Art. 1º  Excepcionalmente, até 30 de junho de 2020, ficam reduzidas as alíquotas das contribuições aos serviços sociais autônomos para os seguintes percentuais:


I - Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo - Sescoop - um inteiro e vinte e cinco centésimos por cento;


II - Serviço Social da Indústria - Sesi, Serviço Social do Comércio - Sesc e Serviço Social do Transporte - Sest - setenta e cinco centésimos por cento;


III - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - Senac, Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial - Senai e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte - Senat - cinco décimos por cento;


IV - Serviço Nacional de Aprendizagem Rural - Senar: