• Instagram
  • Facebook
  • Twitter
Buscar

Novo representante do FGTS junto a gestão do eSocial

Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia vai representar o Conselho Curador do FGTS junto à gestão do eSocial



Resolução nº 926, de 28 de maio de 2019

Aprovar o desenvolvimento do Projeto FGTS – Digital com objetivo de aperfeiçoar a arrecadação, a prestação de informações aos trabalhadores e aos empregadores, a fiscalização, a apuração, o lançamento e a cobrança dos recursos do FGTS.



O CONSELHO CURADOR DO FUNDO DE GARANTIA DO TEMPO DE SERVIÇO, no uso das competências que lhe atribuem

os incisos I, V, VIII, IX e X do art. 5º da Lei nº 8.036, de 11 de maio de 1990, e o art. 12 do Decreto nº 5.916, de 28 de setembro de 2006, e Considerando a necessidade de aperfeiçoar a governança do FGTS, com base em tecnologias e processos mais eficientes, nas áreas de arrecadação, gestão da informação e fiscalização, com vistas à prestação de serviços de melhor qualidade para os trabalhadores e empregadores e à diminuição das despesas operacionais incorridas pelo FGTS;


Considerando o disposto no art. 1º, parágrafo único, da Lei nº 8.844, de 1994, que determina ao Agente Operador e aos agentes arrecadadores a prestação à Administração Federal de informações necessárias ao desempenho das atribuições referentes à fiscalização e apuração do FGTS;, resolve:


Art. 1º Aprovar o desenvolvimento do Projeto FGTS Digital, com objetivo de aperfeiçoar a arrecadação, a prestação de informações aos trabalhadores e aos empregadores, a fiscalização, a apuração, o lançamento e a cobrança dos recursos do FGTS.


Art. 2º Autorizar a Subsecretaria de Inspeção do Trabalho do Ministério da Economia a elaborar o estudo técnico preliminar da contratação e o respectivo termo de referência.


Art. 3º A Subsecretaria de Inspeção do Trabalho do Ministério da Economia deverá apresentar até a próxima reunião ordinária do Conselho Curador do FGTS a proposta de orçamento para a contratação do Projeto FGTS Digital.


Art. 4º O Agente Operador deverá disponibilizar à Subsecretaria de Inspeção do Trabalho do Ministério da Economia, até 14 de junho de 2019, todos os dados e informações requeridos para elaboração do termo de referência, incluindo as especificações para integração da plataforma FGTS Digital com seus sistemas informatizados referentes ao FGTS e à Contribuição Social.


Art. 5º As alterações a serem propostas pelo Agente Operador no âmbito do Comitê Gestor do eSocial ou de órgão ou entidade que venha a sucedê-lo na gestão dessa plataforma deverão ser deliberadas previamente pelo Conselho Curador do FGTS.


Parágrafo único. O cronograma de substituição das guias geradas pelo Sistema Empresa de Recolhimento do FGTS e Informações à Previdência Social (SEFIP) pelas guias geradas com base em informações prestadas ao eSocial deverá observar o disposto nesta Resolução.

Art. 6º Autorizar a Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia a representar o Conselho Curador do FGTS junto à gestão do eSocial.


Art. 7º Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação.


IGOR VILAS BOAS DE FREITAS

Presidente do Conselho


Este conteúdo não substitui o publicado na versão certificada


A Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia passa a representar o Conselho Curador do FGTS junto à gestão do eSocial, podemos esperar novidades com esta mudança de representante, talvez alterações no cronograma de entrada do FGTS no eSocial.


Quer saber mais sobre o lançamento do e-Book eSocialnapratica?

Mais de 100 dicas incríveis e indispensáveis p/ Depto Pessoal/RH, como:

  • Tratativas para aprendiz gestante,

  • Redução de custo folha pelo FAP,

  • Recolhimento produtor rural,

  • Apropriação de Darf avulso DCTF Web,

  • Rescisão por óbito, horas extras comissionistas,

  • Acordo Art. 484-A,

  • Reforma Trabalhista,

  • Consulta débitos PFGN,

  • Rubricas informativas,

  • Folha complementar por convenção,

  • eSocial e muitas outras.

Deixe seus comentários e se estiver interesse no lançamento do e-Book, envie e-mail para esocialnodp@gmail.com ou cadastre-se no site esocialnapratica.net para receber informações exclusivas.


Se preferir acessar a página pelo celular, instale o aplicativo Wix http://wix.to/l0DQARc e junte-se a nós na comunidade

______

Adquira já a planilha de custo de empregados - https://bit.ly/2TS3RPI


https://www.facebook.com/esocialnapratica/

#eSocialnapratica


627 visualizações1 comentário
  • Instagram ícone social
  • Facebook Social Icon
  • Twitter ícone social
  • menseger

© 2020 por eSocial na Prática